sexta-feira, 26 de agosto de 2016

William Arão, da "seleção", ao banco

Não, diferentemente do que o título do texto induz, Willian Arão nem foi convocado para a seleção brasileira, nem é banco do Flamengo, mas a queda de rendimento desse jogador é algo impressionante. O homem que esteve em diversas seleções do primeiro turno e que foi, por muitos, pedido para que Tite o convocasse pra vestir a amarelinha é agora, outro jogador. Nesse texto iremos além de apenas números, e mostraremos, em detalhes, a queda de rendimento do volante rubro-negro. Clique em leia mais pra acompanhar o texto completo.


Arão chegou no início do ano, pra o que seria apenas mais um reforço do time, que brigaria pela titularidade, mas sem grandes expectativas. Fomos logo surpreendidos, pois o jogador fez um excelente campeonato carioca, apesar do Flamengo ter feito uma campanha pífia, terminando apenas em terceiro lugar. Mas como o Flamengo tem jogadores que costumam brilhar no estadual e decepcionar no Brasileirão, a torcida aguardou ansiosamente pelo começo desta competição.

Willian já sem mostrava entrosado com o time, sempre muito participativo, se tornou peça fundamental do esquema tático do Zé Ricardo. 

Agora insubstituível e pedido na seleção, tudo começou a dar errado. O desastre começou numa partida em Natal, contra o Fluminense. O jogador acabou marcando um gol contra, que foi fundamental para a vitória tricolor. Jogou razoavelmente mais algumas partidas, porém voltou a cair no duelo diante do Botafogo, no empate em 3-3 com o Alvinegro. Nessa partida, o meia não foi tão participativo e errou quase tudo que tentou, como as estatísticas de desarme dele sugerem abaixo. Depois desse jogo, ele não fez sequer uma partida boa com a camisa do Flamengo, muitas vezes ainda, parecendo que está com sono em campo.
Índice de desarmes do Arão

Outra coisa que vem incomodando muito os flamenguistas é a dificuldade que o Arão tem pra finalizar. Após o seu golaço contra o Santa, na décima rodada, foi causada uma sensação errada de que o volante era bom finalizador, mas foi provado, em diversas outras partidas que o volante é um péssimo finalizador. Já tentou marcar várias vezes outro gol como o contra o Santa Cruz, mas não conseguiu acertar o gol em nenhuma das oportunidades. Alguns desses lances já nos custaram vitórias, como contra o Santos, que o Arão esteve em ótimas condições pra matar o jogo no final, mas perdeu o gol com um chute ridículo. Os dados abaixo provam o péssimo aproveitamento dele em finalizações, com destaque para a partida contra o time da Vila.

Índice de finalizações do Arão

Partidas como o jogo contra o Sport e Figueirense também foram decepcionantes. Entregou o gol da vitória do time Pernambucano, além de errar 13 passes durante o jogo, e sendo desarmado insistentes vezes, deixando o torcedor flamenguista muito irritado.

Suspenso, Arão foi deixado de fora da última partida pelo brasileirão, onde o Flamengo mostrou um ótimo futebol e bateu com autoridade o time gaúcho. Nesse jogo, Cuellar foi o selecionado para o lugar do dele, e acabou jogando bem ao lado do Márcio Araújo, o que, apesar de não fazerem a mesma função, acaba ameaçando a vaga do Willian.

Apesar de não estar jogando bem, no atual esquema do Flamengo, a bola passa muitas vezes por ele, como mostrará a imagem abaixo, então, se não estiver num dia bom, provavelmente o Flamengo não fará um bom jogo. O banco de reservas pode ser uma boa opção, visto que depois de bancar por 6 meses o Rodinei, o Pará chegou à boa fase.
Participação do Arão diante do Sport

Portanto, sabemos que em boa fase, Arão será importantíssimo pro time. Mas ele não está nessa fase, pelo contrário, e essa é a hora ideal pra colocar ele no banco, pra acordar. Temos bons jogadores no banco, que, mesmo em diferentes funções serão mais úteis que o Willian no momento atual. Mesmo que o Zé Ricardo tenha que mudar o esquema, esse é o momento de tirar ele do time.

Não é imediatismo, é necessidade.

*Dados e gráficos retirados do Footstats

Um comentárioTeste:

  1. Concordo! Enfim alguém que enxergou que Arão é uma das causas do nosso meio campo guase não funcionar bem.E digo mais, ele é um jogador mediano e nunca vai dar brilho ao time.

    ResponderExcluir