Nas últimas semanas o Flamengo não vem jogando bem. Com um futebol fraco e previsível o Rubro-Negro sofreu para vencer o Cruzeiro, Perdeu para o Fraquíssimo, porém muito aplicado taticamente Palestino, empatou com o São Paulo, ganhou sem muito brilho o já rebaixado Santa Cruz e venceu o clássico Fla-Flu com 2 erros do Fluminense. O futebol pragmático do Flamengo ficou cada vez notório e nas duas últimas semanas ele passou de pragmático para ruim, o resultado não mascarava a péssima atuação do time, nesse domingo o que vimos é o resultado de quase um mês de péssimo futebol, sem criatividade, sem organização, jogadores muito abaixo do esperado e o mais grave de tudo, Zé Ricardo errando na escalação rodada após rodada.
![]() |
Somos muito gratos a você, professor, mas nem sempre tem como te defender. |
Quando o Flamengo praticava o melhor Futebol do país, ele sofria com um problema grave, a falta de gols que fazia com que, mesmo com o time tendo um ótimo desempenho em vários jogos, o resultado não foi compatível com o futebol apresentado, quando entramos nesse péssimo mês foi exatamente isso a carência do time, gols.
Sem o ótimo coletivo formado por Zé Ricardo os erros individuais foram cada vez mais notórios em campo. A Ineficiência de Jorge, que ora conseguia compor o meio de campo para dar liberdade para seu companheiro mais avançado, ou em outras vezes era ele o responsável por dar amplitude ao time, hoje não consegue nem avançar até a linha do meio-campo. Pará parece ter voltado ao que era antes, errando muitos passes, sendo péssimo no apoio e chegando atrasado em vários lances. A dupla de zaga teve que rifar a bola várias vezes nessas últimas semanas já que a saída de bola era inexistente. Diego e Arão sobrecarregados, distantes dentro de campo, não conseguem jogar o seu melhor futebol diante de tanta superioridade numérica causada pela falta de aproximação dos companheiros.
E o que dizer dos nossos “pontas”? Mostraram nessas últimas semanas como são ineficientes quando não temos um time jogando de forma coesa. Não infiltram, não chutam, passam pessimamente a pelota, nos passam a impressão que estão no jogo apenas para “marcar Lateral” e esquecem a sua principal função. O problema do Flamengo com seus pontas é seríssimo e tem que ser corrigido por Zé Ricardo. Será que vale a pena ter Gabriel e Everton jogando juntos sempre?
O ataque é outra preocupação para Zé. Guerrero e Damião tiveram atuações fracas nas últimas semanas, Vizeu tem faro de gol, mas participa muito pouco do jogo, o que fazer? Acreditar em Paolo ou em Damião? Ou aposta em ter um jogador menos participativo e inexperiente.
![]() |
A principal fonte de gols de um time continua não funcionando no Flamengo. |
E quem é o responsável por isso? O time? As viagens? O nervosismo gerado pela reta final de campeonato? O culpado pelo baixo rendimento de um time na grande maioria das vezes é seu técnico e nesse caso não é diferente, Zé Ricardo é o responsável pela queda de rendimento do elenco Rubro-Negro. As suas opções por ‘’pontas’’ ineficazes no ataque, a falta de variação tática, a previsibilidade do time durante todas as partidas, as bolas rifadas, a péssima compactação defensiva, a Sobrecarga no Meio-Campo do Flamengo, A sua inexplicável insistência em deixar Mancuello, Adryan, Ronaldo, entre outros jogadores sem entrar nas partidas, a sua insana decisão de Utilizar Emerson Sheik como referência no Ataque em um jogo que precisávamos ganhar mostra que Zé Ricardo tem a maior parcela de culpa na queda de rendimento do Rubro-Negro.
Contra o Internacional, um time desesperado pela vitória, em um estádio lotado e um time fraquíssimo tecnicamente, não era melhor ir para o gramado com um meio-campo mais robusto e controlador? Com Mancuello, Arão e Diego? A posse de bola tem sido uma a melhor forma do Flamengo defender ultimamente, o controle do jogo permite que o time jogue com mais tranquilidade, potencializa o coletivo e vemos uma evolução individual dos nosso jogadores, com a baixa posse de bola diante do Inter em alguns momentos, o Flamengo perde uma grande forma de se defender, necessitando assim de uma compactação defensiva que não ocorreu na maior parte das vezes, uma marcação confusa, lenta e que deixava várias brechas para o trabalho individual do Internacional, Erros bobos causados pela falta de ocupação de espaço foi o que determinou a derrota do Flamengo, deixando claro o baixo rendimento do time e a perca do pragmatismo que acabou sendo a característica do flamengo Ultimamente.